domingo, 5 de abril de 2009

Pais na escola

Este fim de semana peguei uma revista para ler e me deparei com uma boa entrevista com a especialista em Educação Infantil Tizuco Morchida Kishimoto. Dentre outras coisas, Kishimoto falou sobre a importância de escola e pais serem parceiros. Citou um episódio em que um bebê, filho de feirantes, chorava muito ao ser colocado para dormir no berço. A professora, conversando com a mãe da criança, soube que esta estava acostumada a dormir embaixo da barraca de feira numa caixa com almofadas. Então, na escola, colocou o colchonete do bebê debaixo do berço, que passou a dormir sossegadamente.
Fiquei pensando em como foi legal a atitude da professora...ela conseguiu a difícil tarefa de fazer com que a mãe da criança realmente participasse da vida escolar da criança, sendo esta a única beneficiada.
Isso não é o que costumamos ver em nossas escolas. Ao contrário...muitas vezes as crianças tem de esquecer o que vive em casa e passar a vivenciar a rotina da escola, as vezes às duras penas. É comum alguns profissionais verem a presença dos pais com negatividade apesar de serem eles mesmos quem dizem muito a favor da troca entre a escola e os responsáveis pela criança.
Temos um longo caminho a percorrer...minha filha vai à escola. Então estou sempre procurando contribuir com o que posso. Sei o quanto isso é importante tanto para a minha filha quanto para a escola. Estou feliz com o resultado. Sei que este é o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário